Presidenta reúne ministros para debater ações de enfrentamento à estiagem no Nordeste


A presidenta Dilma Rousseff debateu nesta terça-feira (30/10) as ações de enfrentamento à estiagem com os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Miriam Belchior, da Agricultura, Mendes Ribeiro, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e da Defesa, Celso Amorim. O tema havia sido levantado também nesta terça-feira pelo senador do PT por Pernambuco, Humberto Costa, em discurso no Plenário do Senado
LEIA MAIS:
>> Humberto Costa defende pacto nacional para combater a seca.
O Ministério da Integração Nacional, que coordena as ações, divulgou balanço das ações emergenciais de enfrentamento à estiagem, com R$ 3,2 bilhões liberados e 5 milhões de famílias diretamente beneficiadas. Atualmente, 1.245 municípios estão em situação de emergência devido à falta de chuva, segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
O pacote inclui programas como Bolsa Estiagem, Garantia-Safra e Água para Todos, além de repasses por meio do Cartão de Pagamento da Defesa Civil, recuperação de poços e uma linha especial de crédito.
Os trabalhos acontecem desde abril, em articulação com dez estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), que formaram comitês para controle e execução das ações.
Esses grupos vão apresentar seus balanços e sugestões na próxima reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no dia 9 de novembro, em Salvador (BA).
Fonte: Blog do Planalto.
Foto de arquivo: Roberto Stuckert Filho/PR.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment