PT Pernambuco já contabiliza 50 pré-candidaturas para as prefeituras do Estado


O presidente do PT estadual, deputado federal Pedro Eugênio (a esquerda da foto), afirmou que, após ser analisada a situação de 16 municípios – tanto da Região Metropolitana do Recife (sem incluir a Capital) como da Mata Sul – já foi realizado um levantamento com cerca de 50 nomes que seriam pré-candidatos às eleições no próximo ano. “Em alguns municípios, os representantes municipais nos apresentaram dois a três nomes, em outros apenas um, e ainda houve aqueles que nos disseram que seria melhor fecharmos alianças. Mas a situação é absolutamente preliminar, não temos nenhum nome definido ain­da”, explicou o deputado.
Os nomes foram apresentados por lideranças municipais do partido durante o ciclo de plenárias regionais do PT, iniciado nesse fim de semana. O primeiro encontro, para discutir a situação na RMR, ocorreu no sábado em Paulista. O segundo, sobre municípios da Mata Sul, foi realizado no domingo em Palmares.
Ainda serão realizados encontros no Recife e em outras regiões até o final de agosto. Para Pedro Eugênio, a realização das plenárias serve também para aproximar o PT estadual de todos os municípios, discutir politicamente a atuação da legenda em cada cidade e para preparação das lideranças visando às próximas eleições.
O deputado federal João Paulo (PT) esteve presente no evento de Paulista e afirmou que considera os ciclos como um esforço para preparação do grande embate que o partido enfrentará no próximo ano, o que possibilitará o PT definir sua estratégia para as eleições municipais em Pernambuco. “O único no­me que está mais ou menos fechado é o de Sérgio Leite, para Paulista”, informou o deputado.
João Paulo afirmou ainda que o nome da deputada estadual Teresa Leitão (PT) está sendo consolidado para a Prefeitura de Olinda, mas que tudo depende das conversas com o PCdoB. Durante o encontro, foram ventilados ainda nomes para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes – o vereador Robson Leite e o secretário de Turismo do Recife, André Campos, e de Moreno – um deles seria o do vereador Ubirajara Paz.
Ao fim das plenárias, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, avaliou que o partido está ainda colhendo informações dos quadros municipais. “Fiquei bastante otimista com o envolvimento dos municípios. A participação das lideranças foi muito grande nestes dois dias, e isso é muito importante para a articulação e preparação do partido para as eleições”, afirmou.
Fonte: Folha de Pernambuco.
Foto: Sérgio Figueirêdo.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment