Ministérios apresentam no Senado diagnóstico sobre a transposição do São Francisco


Reunião da Comissão Externa para Acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco do Senado Federal, realizada nesta terça-feira (11/12), reuniu o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e representantes do Ministério da Defesa e do Ministério do Planejamento.
As apresentações sobre o encaminhamento das obras permitem identificar como diagnósticos dos problemas dificuldades com as licenças ambientais, problemas fundiários e de cumprimento dos projetos executivos para os trechos licitados – houve, por exemplo, caso de túnel que não pôde ser feito por falta de firmeza da rocha.
Fernando Bezerra previu, durante a reunião desta tarde, data para o Projeto São Francisco estar pronto. “Estamos a caminho de alcançarmos velocidade de cruzeiro para a conclusão da obra até 2015”, afirmou. “Numa obra como essa, surgem imprevistos”, completou, ao citar empreendimentos semelhantes na China e na Índia.
“Se as novas licitações ocorrerem sem maiores percalços, acredito na conclusão de uma parte significativa da obra já em 2014”, avalia o senador Humberto Costa (PT/PE), que atua na comissão como relator e confia num bom resultado das discussões. “Estou certo que, nós do Senado, daremos uma contribuição importante para que, aquilo que está travado, vá adiante”.
Segundo dados da Integração Nacional, em julho de 2012, perto de 9 mil operários trabalhavam nos canteiros de obras do Projeto São Francisco. Hoje, esse número beira os 4 mil empregados, inclusive devido à suspensão completa da construção de trechos de canais e estações bombeadoras. “Acredito que, num novo auge, os trabalhadores cheguem a, no máximo, 7 mil homens”, disse Bezerra.
Nesta quarta-feira, às 10h, os participantes da comissão terá nova reunião, desta vez com representantes da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União. Técnicos das duas instituições mostrarão aos senadores as conclusões dos trabalhos de acompanhamento da obra, conforme plano de trabalho apresentado por Humberto Costa.
Fonte: gabinete do senador Humberto Costa.
Foto: André Corrêa / Liderança do PT no Senado.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment