Senado deve votar PEC que prevê serviço obrigatório para profissionais de saúde

Na pauta de prioridades do Senado, consta proposta de Humberto Costa (PT/PE) destinada a corrigir a carência de profissionais de saúde no interior do País. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 36/2011 cria serviço civil obrigatório para graduados em universidades públicas, ou que receberam financiamento do governo para concluir seus estudos. A matéria já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e encaminhada para votação no Plenário da Casa.
“Nós temos uma grande população desassistida, e essa medida, bem como a vinda de profissionais do exterior, deve atender esse quadro emergencial”, defendeu Humberto.
Cristovam Buarque (PDT-DF) também defende, no PLS 75/2011, serviço semelhante apenas para formados em Medicina. Sobre críticas da área médica ao projeto dele e ao do colega, Humberto disse não ter intenção de restringir o serviço a profissionais de saúde. “Podemos estender a todos aqueles que, tendo sido financiados pelo setor público na educação superior, possam dar uma contrapartida ao Estado, sejam médicos, professores ou qualquer outro profissional”.
Ouça reportagem de Celso Cavalcanti sobre o tema:

Fonte: do Blog de Humberto, com informações da Agência e da Rádio Senado.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment