Humberto apresenta voto de pesar pela morte do cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales

O senador Humberto Costa (PT/PE) apresentou nesta terça-feira (10/6) um voto de pesar aos membros da Igreja Católica e familiares do cardeal brasileiro Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro. “Dom Eugênio se destacou pelo seu trabalho durante o Regime Militar brasileiro, realizando diversas ações para abrigar os perseguidores políticos. E foi um homem sempre preocupado com o social”, enfatizou o senador em seu requerimento.
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo menos 4.000 refugiados políticos estiveram sob a proteção de Dom Eugênio entre 1976 e 1982. Aos 91 anos, Dom Eugênio faleceu na noite desta segunda-feira, 9 de julho, em sua residência, no bairro de Sumaré, no Rio de Janeiro.
Dentre as atividades sociais desenvolvidas pelo cardeal, o senador Humberto Costa lembrou da criação de diversas pastorais com esse foco no Rio de Janeiro. Entre elas, as pastorais Penal, da Saúde, do Trabalhador, das Domésticas, do Anônimo, do Menor e das Favelas. “São por razões como essas e tantas outras que lamentamos, profundamente, a perda deste homem caridoso, que dedicou sua vida para difundir os ensinamentos de Cristo”, enfatizou o senador Humberto.
Um das mais conhecidas pastorais, a das Favelas, criada em 1976, ganhou destaque em 1978, quando o governo municipal tentou remover diversas famílias daquele morro, alegando riscos de desabamento. Com o apoio da Pastoral das Favelas, os moradores conseguiram se manter no local, impedindo a remoção. A medida trouxe mudanças à política fundiária brasileira.
Fonte: do Blog de Humberto.