Senador Humberto Costa cumpre extensa agenda em Petrolina


Seguindo cronograma de escutas pelo interior de Pernambuco, o senador Humberto Costa cumpriu agenda extensa em Petrolina, no Sertão, nesta segunda-feira (22/4). Além de se reunir com lideranças da região, o senador visitou universidades, um hospital e participou da assinatura da ordem de serviço para a construção de uma Praça dos Esportes e da Cultura no município.
“Petrolina é uma cidade importante para Pernambuco. Viemos aqui com a disposição de ajudar e ouvir as demandas da população. Nós estamos fazendo um cronograma de viagens por todo o Estado. A gente tem uma preocupação no nosso mandato de estar perto das pessoas e ajudar no que a gente puder”, disse o petista. No último sábado (20/4), o senador esteve em Vicência, na Zona da Mata Norte.
Pela manhã, Humberto visitou o Hospital do Câncer, mantido pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami). O hospital é credenciado pelo SUS e atende a demanda do município e até de outros estados. No local, Humberto ouviu o pedido dos gestores da entidade para ajudar na ampliação do espaço físico da instituição e na aquisição de um aparelho de radioterapia.
“Entrarei em contato com o Ministério da Saúde para saber como eles podem viabilizar esse aparelho e também vou procurar emendas parlamentares de anos anteriores e trabalhar para que elas sejam liberadas. Vocês fazem um grande trabalho aqui”, elogiou Humberto.
O diretor-presidente da Apami, Augusto Coelho, comemorou o apoio do senador. “Atitudes como a de Humberto é que ajudam na continuidade dos serviços que queremos prestar com qualidade. É muito bom contar com o apoio de um senador e ex-ministro da Saúde”, disse.

De lá, Humberto seguiu para Prefeitura de Petrolina onde participou, junto com o prefeito Júlio Lóssio (PMDB), da assinatura da ordem de serviço para a construção de uma Praça de Esporte e Cultura (PEC), no bairro de Rio Corrente. O programa – que é inspirado no projeto Academia das Cidades, criado pelo senador – prevê a construção de um espaço de arte e lazer com biblioteca, cineteatro, quadra coberta e pista de skate. O recurso é oriundo do Ministério da Saúde, no valor de R$ 2 milhões.
“O senador vem ajudando Petrolina em vários aspectos, desde a construção do Hospital de Traumas, quando era ministro da Saúde, também com a implantação da Academia das Cidades, na Sementeira e agora intermediando algumas audiências da Prefeitura em diversos Ministérios”, afirmou Júlio Lóssio.
À tarde, o senador teve encontro com o reitor da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Polentino. Humberto ainda se reuniu com o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, onde recebeu mais dois pleitos: o apoio para a construção de um auditório e de de uma arena de eventos. A Facape é uma autarquia municipal que oferece oito cursos, já formou cerca de cinco mil profissionais e hoje tem 3.400 alunos em sua instituição. “No que for possível, irei ajudar. Vou inclusive me reunir com o ministro da Educação (Aluizio Mercadante) para ver como podemos tratar do tema”, informou o senador.
Acompanharam toda a agenda do senador em Petrolina o deputado Odacy Amorim (PT), a deputada Isabel Cristina (PT) e vereadores do município como Cristina Costa e Geraldo da Acerola.
Texto e foto: gabinete do senador Humberto Costa.