Mulheres pernambucanas são lembradas no dia em que o Congresso Nacional homenageia Dilma

No dia em que o Congresso Nacional prestou uma homenagem a todas as brasileiras e agraciou a presidenta Dilma Rousseff com o diploma Bertha Lutz, o senador Humberto Costa (PT/PE) subiu ao plenário para lembrar de nomes importantes da história pernambucana.
“Gostaria de aproveitar essa oportunidade para lembrar ainda de outras fortes mulheres que mudaram a história de Pernambuco, como Adalgisa Rodrigues Cavalcanti, primeira deputada estadual de Pernambuco, a jornalista e deputada federal Cristina Tavares, figura que lutou pela redemocratização do país, as feministas Maria Amélia e Edwiges de Sá”, discursou o senador.
Humberto citou ainda a primeira ministra do Tribunal de Contas da União, a ex-deputada Ana Arraes, dentre “tantas outras mulheres guerreiras do nosso Estado”.
O senador enfatizou o trabalho da presidente Dilma Rousseff, primeira presidenta eleita do país, e o reconhecimento que ela vem recebendo não somente no país como no meio internacional. “Já no seu primeiro ano de governo, o trabalho e empenho da presidenta foram reconhecidos no país e internacionalmente. Agora recentemente a revista americana Newsweek incluiu a presidenta na lista das 150 mulheres que mobilizaram o mundo”, registrou Humberto.
Para o senador, a eleição de Dilma foi um marco para a história política do país. “Até 1932, o Brasil sequer permitia o voto das mulheres, muito menos a eleição para cargos do Executivo e do Legislativo”. Nesse sentido, Humberto destacou o papel das senadoras e de todas as funcionárias do Senado Federal.
Ele ainda lembrou dos avanços obtidos pelo Senado nos debates e apreciações de propostas que permitem uma melhor inserção das mulheres no mercado de trabalho, maior igualdade política e de combate à violência contra à mulher. Humberto é autor de projeto de lei que aperfeiçoa a Lei Maria da Penha, de modo a conceder benefício social às mulheres vítimas de violência doméstica, para que elas não fiquem à mercê do seu agressor.
Fonte: do Blog de Humberto,
com texto de Ines Andrade.
Fotos: André Corrêa / Liderança do PT no Senado.