Senador Humberto se compromete com a reestruturação da Santa Casa de Pernambuco


Mais de 150 anos de história em assistência social, saúde e educação começam a ser resgatados pela nova administração da Santa Casa de Pernambuco, instituição filantrópica que reúne abrigos, escolas e hospitais em diversas regiões do Estado, mas que padece de resquícios de uma má avaliação por parte da população e da falta de investimentos. Este cenário, contudo, pode mudar nos próximos anos com o empenho da atual diretoria e ajuda do vereador do Recife, Josenildo Sinésio, e do senador Humberto Costa.
Em audiência no seu escritório no Recife na tarde desta sexta-feira (3/6), Humberto se comprometeu em intervir junto ao Ministério da Saúde, em Brasília, para tentar trazer mais recursos para a instituição: “Fico até feliz em saber que existe uma preocupação em resgatar a Santa Casa de Pernambuco, dada a sua importância para ajuda social no Estado. Vemos que muitas instituições deste tipo são referência em outras localidades, mas que por aqui ela parece ter ficado esquecida por muito tempo”, afirmou o senador, que tentará articular uma visita técnica do ministério ao centro médico.
A Santa Casa administra hoje o hospital próprio, em Santo Amaro, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Torrões e o Hospital Fernando Bezerra, em Ouricuri, além de realizar trabalho social voltado para mais de 400 crianças e 100 idosos. “Somos a única instituição filantrópica em Pernambuco a atuar nas áreas de assistência, saúde e educação. Sabemos da importância e da necessidade deste centro para o Estado e a audiência com o senador nos ajudará a levar adiante o processo de restruturação pelo qual estamos passando desde 2007”, explicou o diretor-executivo Fernando Costa (foto acima à esquerda).
Participaram ainda da reunião a diretora jurídica e de patrimônio da Santa Casa, Rilane Dueire, e o vereador do Recife, Josenildo Sinésio (foto acima à direita), que articulou a audiência.
Texto e fotos: Thiago Marinho.