Senadores visitam trechos da Transposição do São Francisco em Pernambuco

Os senadores integrantes da Comissão Externa para Acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco (CTERIOSFR) visitam mais dois trechos do Projeto de Integração do São Francisco na manhã desta sexta-feira (8/3). Logo cedo, os parlamentares estiveram na barragem de Jati (foto ao lado), a 525 km de Fortaleza (CE), e agora conhecem a estação de bombeamento EBI3 (foto abaixo), localizada a 20 km de Salgueiro (PE), ambas bastante importantes para a execução da obra. O presidente e o relator da comissão, respectivamente senador Vital do Rêgo (PMDB/PB) e senador Humberto Costa (PT/PE), fazem a visita ao lado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Este é o segundo e último dia da primeira viagem dos parlamentares para fiscalização do empreendimento.
Em Jati, os senadores encontraram cerca de 150 homens e 87 máquinas trabalhando na limpeza e no preparo da região, onde está sendo construída uma sequência de seis barragens e a recuperação de uma já existente, com cerca de 40 km de extensão. Segundo o ministro, no segundo semestre, quando o empreendimento estiver em pico de atividade, serão vistos mais de 1.800 homens e 470 máquinas ativas. Já em Salgueiro, os parlamentares vêem a estação de bombeamento EBI3, que terá capacidade de bombear a água a 90 metros de altura, possibilitando que ela siga até o Rio Grande do Norte apenas com a força da gravidade – passando por barragens, aquedutos e túneis.
Ainda hoje, no fim da visita, os parlamentares conhecerão a estação de bombeamento EBI1, em Cabrobó, considerado o “coração” do projeto – onde a água do rio entra na obra. Os senadores Cícero Lucena (PSDB/PB) e Inácio Arruda (PC do B/CE) e o deputado federal Pedro Eugênio, convidado especial. também integram a comitiva.

O objetivo do Senado Federal com esta comissão é acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, obra também conhecida como Projeto São Francisco ou, simplesmente, Transposição do Rio São Francisco. A comissão também vai lidar com o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O prazo para término dos seus trabalhos é dezembro de 2013.
Fonte: gabinete do senador Humberto Costa.
Fotos: Thiago Marinho.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment