Via Mangue: Prefeitura dá a largada para a construção da principal obra viária do Recife

O senador Humberto Costa participou na manhã desta sexta-feira (20/5), junto ao prefeito do Recife, João da Costa, da assinatura do contrato de financiamento da Via Mangue com a Caixa Econômica Federal (CEF). O ato, que aconteceu no auditório Capiba, 15° andar do edifício-sede da PCR, contou com a participação do vice-presidente de logística da CEF, Paulo Roberto dos Santos, e do superintendente Nacional da CEF na Região Nordeste, Gilberto Occhi. O contrato representa um investimento total de R$ 433,2 milhões, entre financiamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e contrapartida do município (R$ 102,2 milhões) e será a primeira via expressa da capital pernambucana. Com o financiamento, o município dá mais um passo para a concretização do novo sistema viário.
João da Costa destacou a importância do evento. “Este é um momento histórico para o Recife e importante para o governo. É a primeira vez que a Prefeitura assina um contrato tão grandioso”, afirmou. O prefeito agradeceu a dedicação da equipe que trabalhou no projeto e destacou que a realização da Via Mangue também é uma resposta para aqueles que diziam que o projeto era apenas um sonho. “É importante enfatizar, neste momento, a sensibilidade do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, que foram fundamentais para a concretização do financiamento”, disse. Ele lembrou também a colaboração do senador Humberto Costa, do deputado Fernando Ferro e de Mozart Sales, que foram “muito importantes no trabalho de articulação política”.

Assista ao vídeo que apresenta o projeto da Via Mangue:
 
 

O prefeito ainda destacou os benefícios que a intervenção trará para a Cidade. “Este projeto é uma síntese do que é necessário para o Recife: a mobilidade que precisamos para resolver questões do tráfego e impulsionar nosso desenvolvimento econômico, a proteção e manutenção dos nossos manguezais e a promoção de moradia digna para 1.200 famílias que moravam em situação subumana”, afirmou.
O secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, definiu o ato como um momento de realização. “A Via Mangue é um projeto fundamental para solucionar problemas antigos de mobilidade na Cidade e apontar soluções, como para as famílias que passam a participar da vida social do Recife”, disse. Já o caráter estruturador da obra foi lembrado pelo senador Humberto Costa. “O projeto é cumprido por um governo que não está omisso e que dá respostas que a sociedade deseja e espera. Esta é uma obra que ficará registrada por muitas gerações”, disse.
Paulo Roberto dos Santos, superintendente Nacional da Caixa Econômica Federal na Região Nordeste, afirmou que a Caixa cumpre com sua missão institucional, enquanto a PCR mostra seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população. “Eu percebo a importância desse projeto para o Recife e o engajamento da Prefeitura para concretizar o financiamento. A assinatura é uma prévia do que está por vir, que será, sem dúvidas, de suma importância para a municipalidade”, disse.
Também estiveram presentes ao evento o secretariado municipal; o deputado federal Fernando Ferro; os vereadores Josenildo Sinésio e Eri Silva; a presidente da URB, Débora Mendes; o chefe de gabinete do ministro da saúde, Mozart Sales; o presidente do PT municipal, Oscar Barreto; e vários representantes da Caixa Econômica Federal.
Fonte: Prefeitura do Recife.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment