Foto: Roberto Stuckert Filho

Presidente da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMCC), o senador Humberto Costa (PT) viaja para a cúpula do clima, a COP28, em Dubai, nesta quinta-feira (30). Na COP, o senador terá uma série de agendas e vai debater questões como os impactos do aquecimento global na saúde e na economia.

Humberto deve acompanhar também o discurso do presidente Lula na Conferência. A fala do presidente é uma das mais aguardadas, já que além de representar o Brasil, país que possui a segunda maior área de floresta do mundo, Lula será apresentado como líder temporário do G-20, grupo dos 20 países mais ricos do mundo.

“A mudança climática já é uma realidade e precisamos encarar de frente este problema. O Brasil tem um papel fundamental nesse debate tanto por conta da dimensão das suas florestas e volume de água doce, como pelo papel de liderança que o presidente Lula exerce no mundo. Saímos de um governo negacionista para uma gestão comprometida com o meio ambiente que entende a emergência climática que o mundo enfrenta hoje e propõe soluções”, afirmou Humberto.

Segundo Humberto, a presença da Comissão na COP28 é importantíssima. “Precisamos estar afinados com o debate mundial sobre o tema. Com base nessas discussões, poderemos, até mesmo, trabalhar em novas propostas na CMCC que ajudem o país a enfrentar o problema. A gente tem visto os efeitos das mudanças climáticas no país, com chuvas no Sul e seca na Amazônia. Não podemos esperar. Precisamos de medidas urgentes para lidar com esse problema”, afirmou o senador. Humberto disse ainda que a experiência vai ajudar o país para a cúpula sobre o clima que o Brasil sediará em Belém, em 2025, a COP30