Em Brasília, prefeitos cumprem agenda na companhia de Humberto Costa


Prefeitos de municípios pernambucanos estão em Brasília para cumprirem agenda de audiências com ministros nestas quarta (9/4) e quinta-feiras (10/4). O senador Humberto Costa (PT/PE) acompanhará as reuniões. Na pauta dos encontros, a resolução de pendências de convênios antigos entre as prefeituras e o governo federal, a obtenção de novos recursos e a firmação de novos convênios.
De acordo com Humberto Costa, que ajudou a organizar as reuniões, essa é mais uma demonstração da atenção que o Governo Federal dá ao Nordeste e a Pernambuco. “Vamos estar junto com os prefeitos, dando todas as orientações. Estamos abertos a todos os municípios pernambucanos e o Governo Federal tem toda a disposição de ajudar”, disse o senador, que se dispõe a atender a todos os prefeitos que o procurarem.
Entre as audiências previstas para hoje e amanhã, estão encontros com os ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; da Saúde, Alexandre Padilha; das Relações Institucionais, Ideli Salvatti; da Cultura, Marta Suplicy; e da Educação, Aloizio Mercadante.
O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, explica que muitos municípios, sobretudo os menores, carecem de pessoal com domínio suficiente sobre os programas federais. “Viemos, portanto, destravar recursos. Essas oportunidades têm importância educativa e também política, por serem encontros com ministros do governo”, acrescentou Duque.
Serra Talhada espera pela liberação de recursos para cobertura de uma quadra de esportes, obra de 1999, que apresenta pendência no Ministério dos Esportes. Além disso, o prefeito pretende captar recursos para a construção de quatro escolas de referência integral, de ensino fundamental. Hoje o município conta com uma escola desse modelo, considerada a melhor do município.
Duque também tem a intenção de conseguir recursos para a construção de mais postos de saúde e para a reforma dos existentes. O prefeito de Serra Talhada pretende ainda tratar dos projetos de construção de um anel rodoviário, da pavimentação de um bairro e da construção de um aeroporto.
Luciano Duque avalia que reuniões como estas são fundamentais para os prefeitos. “A participação de parlamentares é fundamental para abrir caminho para os municípios. Esse é também o papel também de um senador, não apenas elaborar leis”, completou Duque.
“Articulação como essa é muito importante para, de uma forma coletiva, fazer com que os prefeitos de Pernambuco possam dialogar sobre os problemas dos municípios diretamente com os ministros”, enfatizou o prefeito de Jaqueira, Marivaldo de Andrade.
Durante a permanência em Brasília, o prefeito vai tratar da ampliação dos programas de enfrentamento à seca para a Zona da Mata de Pernambuco. Hoje os programas estão mais centrados no Agreste e no Sertão. “A seca também está presente na Zona da Mata, que já sofre com alguns racionamentos”, declarou.
Fonte: gabinete do senador Humberto Costa.