Brasil Sorridente completa 10 anos

HC-bio-008
Com 10 anos completados este mês, o Brasil Sorridente já é o maior programa de assistência odontológica pública e gratuita do mundo.  Lançado em 2004, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o projeto foi criado pelo senador Humberto Costa, na época em que era ministro da Saúde. E, desde então, vem transformando a realidade da Saúde bucal no País.
Em 2003, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 20% da população já havia perdido todos os dentes, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista e 45% não possuíam acesso regular a uma escova de dentes.  De lá para cá, muito mudou. O Brasil passou a figurar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em um seleto grupo de países considerados com baixa prevalência de cáries.
Hoje são quase 80 milhões de brasileiros, em 808 municípios, que recebem atendimento especializado em saúde bucal. Ao todo, são mil Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) no país, construídos com recursos do programa Brasil Sorridente. E objetivo é ampliar ainda mais o acesso da população a tratamento de graça, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Os investimentos federais já somam mais de R$ 800 milhões e o Brasil Sorridente também conta com 23,1 mil equipes de saúde bucal em 4,9 mil cidades.