Em defesa da renegociação das dívidas de agricultores familiares


As dívidas dos agricultores e agricultoras familiares, principalmente os que são vítimas dos efeitos da seca, nas regiões Agreste e Sertão, estão entre as grandes preocupações do deputado Manoel Santos, que, junto com o senador Humberto Costa, esteve reunido com o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil (BB), Osmar Dias, no último dia 2, em Brasília. Na ocasião, o diretor do BB se comprometeu em agilizar, a exemplo do que vem acontecendo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o processo de renegociação das dívidas desses trabalhadores rurais.
Ficou definido que as agências do Banco do Brasil serão orientadas a realizarem, manualmente, as negociações das dívidas contratadas de 2007 a 2011. As dívidas contraídas a partir de 2011 poderão ser renegociadas por meio do sistema eletrônico, que já se encontra habilitado.
Para o deputado Manoel Santos, a renegociação é uma boa oportunidade. “Eu faço um apelo para que os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais estimulem os agricultores e as agricultoras a procurarem os bancos para realizarem as negociações. E caso haja alguma dificuldade nas agências, essas pessoas devem nos procurar, por meio da Fetape ou dos Sindicatos, que nós vamos tomar as providências”, reforçou.
Fonte: jornal do deputado Manoel Santos.