Farmácia Popular está presente em 3.779 municípios

A presidenta Dilma Rousseff ressaltou nesta semana, no Conversa com a Presidenta, que o programa Aqui Tem Farmácia Popular está presente em 3.779 municípios brasileiro – 1.282 destas cidades têm um percentual elevado de população extremamente pobre.
Criado em 2004, durante a gestão do senador Humberto Costa como ministro da Saúde, durante o governo Lula, a iniciativa ganhou novo impulso, em 2011, com a implantação da ação Saúde Não Tem Preço, que passou a distribuir remédios de graça também por meio de farmácias privadas conveniadas.
O programa Aqui Tem Farmácia Popular oferece 14 medicamentos gratuitamente à população e outros 11 são comercializados com até 90% de desconto. Entre os remédios gratuitos, 11 são para diabetes e hipertensão e três para asma, que passaram a ser distribuídos no ano passado. Desde 2011, já foram beneficiadas pelo programa 17,9 milhões de pessoas, das quais 14 milhões receberam medicamentos gratuitamente.
Para retirar os medicamentos, basta apresentar a receita médica, dentro do prazo de validade, acompanhada de RG e CPF. O número de farmácias cresceu de 15 mil em 2011 para 25,7 mil em 2013.
A lista completa dos medicamentos disponíveis e os endereços das farmácias podem ser consultados aqui.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment