Hospital universitário de Petrolina é tema de reunião de Humberto Costa com reitor


O funcionamento do Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina, que desde a semana passada integra o patrimônio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi tema de reunião nesta semana, em Brasília, entre o senador Humberto Costa e o reitor da instituição de ensino, Julianeli de Lima.
Lima conversou com o senador sobre o processo de transição da administração do hospital, que passará da Prefeitura de Petrolina para a Univasf. Humberto Costa teve importante atuação para viabilizar recursos destinados à construção do prédio que serve à aproximadamente 1,8 milhões de pessoas, de 52 municípios de quatro Estados.
Como os vereadores de Petrolina aprovaram por unanimidade, no último dia 19, a transferência do hospital para a universidade, representantes da instituição de ensino dão andamento a negociações para viabilizar a sua gestão. Os entendimentos estão em curso com o Ministério da Saúde e com o Ministério da Educação.
A integração do hospital ao patrimônio da Univasf significa, para a comunidade universitária, a promessa de melhores cursos na área de saúde, inclusive com a oferta de novos programas de residência, pesquisa e extensão. “É, certamente, uma grande contribuição para a formação dos nossos estudantes”, afirma o reitor.
Para os moradores da região, a mudança, com a integração da comunidade acadêmica à rotina do hospital, representa a perspectiva de um melhor atendimento. “Será, sem dúvida, um ganho tanto para a universidade quanto para a população”, avalia o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB).
Texto e foto: gabinete do senador Humberto Costa.