Senador Humberto Costa acompanha nova visita dos prefeitos de Pernambuco em Brasília


O senador Humberto Costa (PT/PE) participou de uma ampla agenda nesta terça-feira (14/5), em Brasília, para tratar da situação da seca no Nordeste. Às 15h, Humberto acompanhou reunião dos prefeitos e presidentes de associações municipalistas do Nordeste com o presidente do Senado, Renan Calheiros (foto acima). O assunto também foi tema do discurso de Humberto em plenário e foi tratado, pelos prefeitos, em encontro com os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, durante a noite.
Durante a reunião no Senado, Humberto refirmou o compromisso em ajudar num entendimento em torno de medidas importantes para Região e lembrou as ações que já foram tomadas pelo Governo Federal. “É preciso reconhecer os investimentos em medidas atenuantes e em obras estruturadora, como a transposição do Rio São Francisco. Mas sabemos que existem outras medidas que precisam ser tomadas e o Congresso tem um papel na intermediação com o Governo Federal”, destacou.
Entre as demandas dos prefeitos estavam a renegociação ou anistia das dívidas dos agricultores e medidas de compensação das receitas dos municípios. O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, falou da importância dos recursos e ações do governo federal, mas ressalvou que seria mais interessante que os recursos fossem diretamente para as prefeituras pois a burocracia nos estados para levar esses recursos até ponta é ainda maior. “Os estados não têm a mesma capilaridade das prefeituras”, considerou Patriota.
Após o encontro com o presidente do Senado, Humberto subiu à Tribuna para falar da questão. “Reforçamos ainda a necessidade de fortalecermos alianças e mantermos a unidade em torno do enfrentamento da seca. Este é o momento de darmos as mãos, de unirmos forças, para que possamos fazer um melhor acompanhamento dos efeitos da estiagem e das medidas adotadas até o momento e para que os recursos liberados pelo governo federal cheguem de forma mais rápida na ponta, para o agricultor”, disse o petista.
Na segunda-feira (13/5), o senador participou do Grito do Nordeste, evento promovido pela Amupe e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O ato aconteceu na Assembleia Legislativa de Pernambuco e contou com a participação de prefeitos das mais diversas regiões do Estado.
Fotos: André Correa / Liderança do PT do Senado.