Humberto e prefeito de Garanhuns discutem abertura de cursos de medicina com ministro


O senador Humberto Costa (PT/PE) e o prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira, se reuniram nesta semana com o ministro da Saúde e presidente do Conselho Nacional de Saúde, Alexandre Padilha, as condições para o funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg). O senador pediu a atenção do ministro para a carência de médicos no interior de Pernambuco e a necessidade de formação de mais profissionais para atender à população do Agreste pernambucano.
Humberto Costa defende a abertura de mais cursos de medicina, sobretudo nas instituições públicas. Entretanto, em função da falta de profissionais de saúde no interior de Pernambuco e em outras regiões do país, o senador também apoia a abertura de mais vagas em escolas particulares desde que os cursos estejam devidamente estruturados e atendam às obrigações necessárias para formação adequada na área. Na audiência no Ministério da Saúde, o ministro Padilha explicou melhor as exigências previstas para abertura e reconhecimento de novos cursos. O prefeito Luiz Carlos de Oliveira enfatizou a importância estratégica de Garanhuns, cujos serviços e influência se irradiam para outros 30 municípios da região do Agreste, atendendo a mais de 1 milhão de pessoas.

A aprovação do Conselho Nacional da Saúde é etapa necessária para a reabertura da Fameg. A instituição privada de ensino superior está fechada e com os vestibulares suspensos porque não migrou do sistema estadual para o federal de ensino superior, uma exigência legal. A Faculdade já passou por avaliação da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação e obteve resultado satisfatório.
Em março, Humberto Costa esteve com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para tratar do assunto. Na ocasião, ouviu a explicação do ministro sobre a necessidade do reconhecimento do Conselho Nacional de Saúde para que o MEC aprove a reabertura do curso e realize novos vestibulares.
A audiência com o ministro Alexandre Padilha também contou com a presença do deputado federal Jorge Côrte Real (PTB/PE), a vereadora Lêda Maria de Amorim, e a superintendente Administrativa da Fameg, Manuella Nascimento.
Texto e fotos: Ines Andrade, do Blog de Humberto.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment