Humberto reage a preconceito contra Pernambuco


O líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo, Humberto Costa (PE), reagiu nesta terça-feira (3/5), ao artigo “Vinte metros de profundidade”, de Claudio de Moura Castro, publicado na revista Veja desta semana. Para o senador petista, o texto, que trata do desenvolvimento econômico de Pernambuco, é preconceituoso com o Estado, uma vez que atribui o crescimento da região apenas à existência do Porto de Saupe.
“Infelizmente no artigo que publicou nessa semana, o colunista não só demonstrou um grande preconceito, que todos nós imaginávamos fosse algo superado em nosso País, como também um certo grau de desconhecimento da história e da economia brasileira, para tratar principalmente do tema Pernambuco”, enfatizou Humberto.
“Queria fazer esta referência e manifestar a minha indignação com um artigo com este conteúdo, publicado numa revista importante como esta. Não faço aqui referência a quem escreve, mas ao conteúdo, que, tão somente, demonstra preconceito, desconhecimento e, acima de tudo, falta de uma visão do que o Brasil precisa hoje. O Brasil precisa hoje da união do seu povo, da unidade das suas regiões e de um trabalho em conjunto para que o futuro a que todos aspiramos possa chegar o mais rapidamente possível”, completou.
Segundo Humberto, o Nordeste está pagando atualmente por ter sido esquecido, durante décadas, da agenda nacional. “O que fez com que Pernambuco e outros Estados do Nordeste tivessem um desenvolvimento mais relativo, mais difícil do que outras regiões do País, foi exatamente a falta de visão e de políticas de desenvolvimento regional. O Brasil, no governo do Presidente Lula, pela primeira vez começou a olhar para outras regiões, a olhar para o Nordeste”, acrescentou.
Abaixo o artigo publicado na revista Veja desta semana (clique na imagem para ampliar)
“Naturalmente, um Estado que, ao longo de todo este tempo, não foi olhado pelo Governo Federal, foi olhado só agora no Governo Lula, tem dificuldades, como a falta de mão-de-obra qualificada, o que, na verdade, é um bom problema para ser resolvido e não deve ser objeto de qualquer preconceito, no sentido de tentar qualificar os trabalhadores nordestinos e pernambucanos como incapazes. Estamos à altura desse desafio, desse grande desenvolvimento”, garantiu.
Humberto ainda lembrou o crescimento econômico de Pernambuco e de todo o Nordeste, que hoje é maior que o crescimento nacional. “Eu não poderia deixar de aqui fazer esse registro, manifestar aqui a minha estranheza, acima de tudo, pela falta de conhecimento sobre por que Estados como Pernambuco e outros chegaram a níveis de dificuldade no seu desenvolvimento, como vários deles chegaram e, agora, estão sendo resgatados, resgatados por um Governo que, pela primeira vez, nos últimos anos, como eu disse, começou a entender desenvolvimento regional como algo fundamental para o desenvolvimento de um país”, disparou o petista.
Clique aqui para ler o discurso completo do senador Humberto Costa e o artigo na íntegra do colunista Cláudio de Moura Castro, publicado na revista Veja desta semana.
Fonte: Assessoria da Liderança do PT.
Foto: Agência Senado.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment