Líder do PT no Senado participa do 17º Grito da Terra, em Brasília


Cerca de cinco mil trabalhadores rurais promoveram na manhã desta terça-feira (17/5), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o 17º Grito da Terra. A manifestação visa reivindicar melhorias para os profissionais do campo e das florestas. O líder do PT no Senado, Humberto Costa, esteve presente e firmou compromisso do governo defender as grandes bandeiras que lutam pela reforma agrária.

 
Humberto firmou novo compromisso com a reforma agrária
 

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, disse que este tipo de ação é importante para que o trabalhador do campo tenha inserção social. “Em um país com as dimensões do Brasil, não podemos aceitar que de cada quatro trabalhadores rurais, um viva na miséria extrema. A reforma agrária é necessária, ou melhor, é imediatamente necessária”.
Entre as principais reivindicações dos manifestantes está o assentamento emergencial de 150 mil famílias acampadas, a criação de uma política nacional de fortalecimento da organização produtiva da juventude no campo, a luta por terra e produção de alimento sem criminalizar o produtor e a garantia de políticas especificas para as mulheres trabalhadoras. Os representantes rurais também participaram da reunião com a frente parlamentar que trata do novo Código Florestal.

Ouça discurso do senador durante o evento:
 
[audio:http://www.senadorhumberto.com.br-content/uploads/2011/05/RadioHC-110517-Discurso-no-grito-da-terra.mp3|titles=Discurso do senador Humberto Costa no 17º Grito da Terra, em Brasília]

Durante a marcha, os manifestantes divulgaram dados que mostram que apenas 1% da população rural tem acesso a rede sanitária, 8,7 milhões de pessoas vivem sem água no campo e 40% da população do campo nunca havia ido a uma consulta médica em 2008. Segundo Alberto Broch, acordos com 16 ministérios estão em andamento e pelo menos 40 reuniões foram feitas para tratar da reforma agrária no país.
Fonte: com informações da Agência Brasil.
Fotos: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr (1) e Anamaria Rossi (2).

Show CommentsClose Comments

Leave a comment