Líder na corrida pelo governo do estado, Humberto larga com 38% dos votos, diz Vox Populi

Foto: Ricardo Stuckert

O senador Humberto Costa, pré-candidato do PT ao governo de Pernambuco, lidera todos os cenários na disputa eleitoral deste ano para o Palácio das Princesas. Os dados são da pesquisa Vox Populi, registrada no TRE (PE-00374/2022), que apontam o petista entre 31% e 38% das intenções de voto, a depender dos adversários.

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, em que o ex-prefeito do Recife Geraldo Júlio (PSB), fora da disputa, teve o nome testado como candidato, Humberto tem 31%, contra 16% de Geraldo e 14% de Raquel Lyra (PSDB), prefeita de Caruaru. A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) aparece com 5% e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), com 4%. Ivan Moraes (PSol) e Jones Manoel (PCB) não pontuaram.

Quando o nome do PSB é Danilo Cabral, o senador do PT vai a 37%. O deputado federal socialista fica com 1% das intenções de votos. Em seguida, vêm Raquel Lyra (17%), Clarissa Tércio (6%), Miguel Coelho (4%) e Jones Manoel (1%). Ivan Moraes também não pontua neste cenário.

Caso a escolha do partido do governador Paulo Câmara seja o deputado federal Tadeu Alencar, a pesquisa mostra que Humberto chega a 38% contra 2% do socialista, seguido por Raquel Lyra (15%), Clarissa Tércio (6%), Miguel Coelho (4%), Ivan Moraes (2%) e Jones Manoel (1%).

O Vox Populi ouviu 800 entrevistados de 37 municípios pernambucanos de todos os tamanhos de população. A margem de erro da pesquisa, feita entre os dias 22 e 24 de janeiro, é de 3,5% para mais ou para menos.