Má distribuição de médicos pelo território nacional é tema de debate no Senado

A presença desigual dos médicos nos municípios brasileiros será tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado nesta terça-feira (24/4), por volta das 11 horas. O debate foi pedido pelos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O tema foi discutido recentemente no Plenário do Senado por Humberto Costa (PT/PE), que defende mais cursos no interior e melhor infraestrutura para os profissionais lá instalados, além de um serviço obrigatório para os profissionais da saúde formados em universidades públicas.

Ouça discurso de Humberto sobre o tema
 
[audio:http://www.senadorhumberto.com.br-content/uploads/2012/04/COD_AUDIO_217883.mp3|titles=Humberto quer debater situação da saúde nas áreas mais carentes do Brasil]

Vanessa Grazziotin é autora do projeto – em tramitação – que reconhece diplomas de medicina expedidos por instituições estrangeiras quando condicionados, entre outras coisas, à atuação do profissional em regiões pré-definidas. A senadora tem criticado a falta de profissionais da saúde no interior dos estados e na periferia das grandes cidades. No início do mês, Vanessa Grazziotin disse no Plenário que a média de médicos no Brasil é de 1,95 para cada grupo de mil habitantes, quase o dobro da recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de um médico para cada mil habitantes. Mas a situação é diferente na região Norte.
Esses profissionais, no entanto, se concentram nos grandes centros. Por outro lado, cerca de 2,1 mil municípios enfrentam dificuldades para manter equipes médicas, principalmente destinadas à saúde da família. “No Amazonas, alguns municípios contam com apenas um médico, mesmo assim a cada 15 dias”, afirmou.
Para o debate foram convidados o ministro da Saúde; o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d´Avila; o secretário estadual de Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim; e representantes de entidades que reúnem médicos e estudantes.
Fonte: Agência Senado.