Ministério da Ciência e Tecnologia libera verbas para o Parque do Jiquiá, no Recife


O ministro da Ciência e Tecnologia, Aluízio Mercadante, confirmou na tarde desta quarta-feira (1/6) a liberação de R$ 11 milhões do Governo Federal para as obras do Parque do Jiquiá, no Centro da Cidade. Os recursos foram anunciados durante encontro do ministro com o prefeito do Recife, João da Costa, o senador e líder do PT, Humberto Costa, e o presidente do PT em Pernambuco, Pedro Eugênio.
Com o montante liberado, será possível iniciar os trabalhos de recuperação do parque e a construção do Centro Vocacional Tecnológico da Indústria Criativa. “Os recursos liberados permitem que as obras sejam iniciadas, tanto para o centro vocacional tecnológico quanto para a própria recuperação da torre do Zeppelin, que já representarão importante avanço para o Parque do Jiquiá”, ressaltou Humberto.
O projeto, que está em fase de conclusão da licitação, tem um custo total de R$ 25 milhões e também contempla a construção de planetário, museus de ciências com um memorial de notáveis cientistas, museu arqueológico. Os recursos liberados pelo ministério estavam previstos em uma emenda parlamentar aprovada no ano passado pela bancada de Pernambuco na Câmara dos Deputados.
Ao lado do prefeito João da Costa, o senador comemorou a notícia e ressaltou a importância ambiental, histórica e cultural do parque para a população do Recife. “O Jiquiá é extremamente importante não apenas pelo fato de que na cidade do Recife precisamos cada vez mais de áreas verdes e de lazer para a população, mas também por ser um parque temático, que vai servir para finalidades educacionais, de desenvolvimento e pesquisa e de preservação histórica, já que foi ali que o Zeppelin, dirigível histórico extremamente importante, esteve antes da Segunda Guerra Mundial”.
Foto: PCR.