'Outubro Rosa' começa no Congresso com prioridade para projetos de combate ao câncer de mama


O Congresso Nacional deu início nesta semana a sua participação no Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já anunciou que vai dar prioridade em outubro para a votação dos projetos que tratam do combate ao câncer de mama.
Dentre as propostas que vão ter atenção especial do Senado estão o PLS 406/2011, que prevê o acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento por mulheres portadoras de deficiência e o PLS 352/2011 – aprovado na Câmara dos Deputados, já voltou ao Senado – que determina a inclusão de medicamento de uso oral contra o câncer nas coberturas obrigatórias dos planos de saúde para permitir tratamento em casa. Ambos são de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS).
“Segundo os dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o índice de novos casos de câncer de mama no nosso país passou de 75% em 1975 para quase 89% em 2012. Para 2013, infelizmente, são esperadas 52.680 novas ocorrências, conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer”, lamentou Renan.
Transmissão ao vivo – O slogan da campanha, “Acenda sua consciência”, é uma referência à iluminação especial na cor rosa que o Palácio do Congresso recebeu desde a noite desta terça-feira (1/10). A iniciativa partiu da Procuradoria da Mulher do Senado Federal, em parceria com Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.
Além da iluminação especial, ocorreu nesta terça o lançamento da exposição “Recomeço”, organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar), no Senado Galeria. A exposição retrata 20 mulheres que tiveram a mama reconstruída após mutilação decorrente do tratamento contra o câncer de mama. São mulheres que resgataram a autoestima, a feminilidade e a confiança.
O Outubro Rosa fomenta as ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama. As comemorações visam despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer.
Fonte: Agência Senado.