Senadores encerram primeiro dia de fiscalização às obras da Transposição do São Francisco


Terminou agora há pouco a visita dos senadores que integram a Comissão Externa para Acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco (CTERIOSFR) às obras do túnel Cuncas I, parte do Projeto de Integração do São Francisco. O presidente e relator da comissão, senadores Vital do Rêgo (PMDB/PB) e Humberto Costa (PT/PE), respectivamente, puderam ver de perto, ao lado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, a maior obra hídrica já feita na região do semiárido nordestino.
O túnel Cuncas I, visitado hoje pelos senadores em São José de Piranhas, na Paraíba, compõe um dos trechos fundamentais. Trata-se de uma perfuração em rocha maciça, feita por engenheiros e especialistas de diversas áreas, que se revezam dia e noite em turnos de cerca de 15 horas para percorrer aproximadamente quatro metros por dia. Ao todo, já foram perfurados 5 km, de um total de 15 km do Cuncas I. Do outro lado da rocha, no município de Mauriti, no Ceará, está sendo feito o Cuncas II, de 4 km de extensão, já praticamente finalizado. Quando completo, os dois túneis juntos serão os maiores da América Latina para transporte de água.
“Foi muito importante ver de perto a obra e entender o quanto o Projeto são Francisco é grandioso. Podemos entender também o quanto estas obras já estão trazendo desenvolvimento para a região e como poderá trazer ainda mais, quando estiver concluída e beneficiar diretamente a população que sofre com a falta de água”, afirmou o senador Humberto Costa. “Com o Projeto de Integração do São Francisco e todas as obras complementares, o governo federal inaugurou uma nova política de segurança hídrica no Brasil. Isto vai assegurar abastecimento não só para consumo humano e dessedentação animal, mas para o desenvolvimento socioeconômico de toda a região Nordeste. São mais de R$ 30 bilhões em investimentos”, salientou o ministro Fernando Bezerra Coelho.
A comitiva que fiscaliza as obras do São Francisco ainda é formada pelos senadores Cícero Lucena (PSDB/PB) e Inácio Arruda e pelo deputado federal Pedro Eugênio (PT/PE), convidado especial. Nesta sexta-feira (8/3), os parlamentares visitam outros trechos da obra no Ceará, com a barragem de Jati, e em Pernambuco, em Salgueiro e Cabrobó.

Fonte: gabinete do senador Humberto Costa.
Fotos: Natália Kozmhinsky.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment