Três novas inaugurações em Pernambuco beneficiam a saúde pública do Estado e do País


Três agendas importantes para a saúde pública de Pernambuco e do Brasil marcaram a segunda-feira (19/12) do senador e líder do PT, Humberto Costa. No início da manhã, o petista participou da inauguração da Academia da Cidade na comunidade do Chié, em Campo Grande, no Recife, com participação do prefeito João da Costa e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Logo depois, Costa e o ministro seguiram para a cerimônia de lançamento da primeira etapa da Hemobrás, o Bloco B-1, no município de Goiana, no interior do Estado. Ao todo, mais de R$ 27,4 milhões foram investidos no empreendimento, que será um dos mais modernos do mundo e irá abrigar uma câmara fria (a -35°C) para recepção, triagem e armazenamento do plasma (matéria-prima para a produção de hemoderivados, como são chamados os medicamentos derivados do sangue). Por fim, os políticos voltaram ao Recife, onde, novamente ao lado do prefeito João da Costa, abriram as postas da Policlínica de Água Fria, que beneficiará a população local.

Hemobrás – Para o senador e ex-ministro da Saúde, Humberto Costa, a inauguração da primeira etapa da Hemobrás tem um grande valor sentimental, pois foi na época em ele esteve à frente do Ministério da Saúde que foi garantida a vinda da empresa para Pernambuco. “Enfrentei muitos obstáculos para assegurar que a empresa de hemoderivados viesse para nosso estado. E foi graças ao comprometimento do ex-presidente Lula com o crescimento do Nordeste que a fábrica está sendo instalada aqui em Goiana”, disse o petista durante o discurso. Além dele e do ministro Padilha, estiveram presentes o presidente da Hemobrás, Rômulo Maciel, e o governador em exercício, João Lyra, além de deputados federais e estaduais.
O ministro também enfatizou a atuação do senador na atração do empreendimento para o Estado. “O primeiro pernambucano que eu quero destacar hoje é o ex-ministro da Saúde Humberto Costa, que lutou muito para garantir que a Hemobrás fosse instalada em Pernambuco. Se estamos inaugurando o bloco B-1 hoje, Humberto, com certeza, é o principal responsável por esse dia histórico”, assegurou Padilha, que também citou o governador Eduardo Campos, ministro da Ciência e Tecnologia na época do anúncio da vinda da empresa para Goiana, e o ex-presidente Lula, que ratificou a escolha de Pernambuco para receber a indústria.
Humberto Costa ainda destacou que a empresa de hemoderivados dará início a um novo pólo de investimentos na região da Mata Norte. “Outras grandes empresas estão anunciando a vinda para Goiana, a exemplo da FIAT. Pelo que estamos vendo, aqui será um novo Suape”, garantiu o senador que encerrou sua fala homenageando todos aqueles que participaram de algum momento da fase de implantação da Hemobrás, como o ex-presidente da fábrica, João Báccara, e todos os ministros que o precederam.

Água Fria – Após o evento em Goiana, Humberto seguiu em companhia do ministro Padilha e do prefeito João da Costa para inaugurar a Policlínica de Água Fria. A unidade tem 1,5 mil metros quadrados de área e oferecerá para a população assistência especializada em cardiologia, clínica geral, psiquiatria, colposcopia, dermatologia, endocrinologia, farmácia, geriatria, ginecologia, otorrinolaringologia e pediatria. Com a inauguração da Policlínica Salomão Kelner, a rede municipal passa a contar com 20 unidades do tipo. Dessas, 11 oferecem pronto-atendimento – entre elas, três maternidades e dois hospitais de pediatria, além de dois estabelecimentos conveniados. As demais possuem exclusivamente assistência ambulatorial.
Ainda nesta segunda-feira, o senador encerra sua agenda participando da solenidade de entrega do título de Cidadão Pernambuco para o chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Mozart Sales, que acontece na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Fonte: por Giuliana Sato, do Blog de Humberto Costa.
Fotos: Sérgio Figueirêdo.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment